Estimativa é de que na Bahia existam 70 mil autistas
Muitas mobilizações vêm acontecendo a nível nacional para que de fato a Lei Federal n.º 12.764/2012 seja cumprida. A Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA) une-se ao movimento Nacional e realizará no dia 01 de setembro, às 9h, no Parque da Cidade, em Salvador, uma mobilização em que familiares e profissionais da área de saúde estarão unidos, lutando pelo cumprimento dela.
Esta Lei, promulgada em 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, com a finalidade de estabelecer diretrizes para a consecução de tal política que garanta tratamento, educação, moradia, trabalho, previdência e assistência social.
Estima-se que existam na Bahia, 70.000 (Setenta mil) autistas, muitos dos quais sem receber nenhum tipo de intervenção pedagógica e psicossocial, o que compromete seu desenvolvimento e inclusão na rede regular de ensino.
A AMA-BA é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que tem por finalidade prestar assistência às pessoas autistas no Estado da Bahia. A Instituição acolhe hoje a 148 autistas na faixa etária de 02 até 27 anos, oferecendo suporte pedagógico, psicomotricidade, intervenção precoce, atendimento médico além de apoio, informação e orientação extensivo aos familiares e a comunidade acadêmica.
Na oportunidade, a presidente da AMA-BA, Rita Brasil, convida toda a Sociedade Baiana para ajudar a organização construir o Centro Educacional da AMA-BA, que será sua sede própria e possibilitará atender uma demanda maior de alunos que aguardam uma oportunidade de vaga, já que a lista de espera perfaz um total de aproximadamente 300 autistas.